Festival Até o Tucupi 2011 Engrossando o Caldo

Nesta terça, 25 de outubro, começou um dos cursos livres do Festival Até o Tucupi – Engrossando o Caldo, em Manaus – AM, que está na sua quinta edição, e vai até o dia 05 de novembro. O Coletivo Cultura e Arte Organizando o Social – C.A.O.S está presente, participando dos cursos, da vivência e experiência. Também irá atuar ministrando a Oficina de Web Rádio com Rafael Altomar e Marcos Nobre, que vai acontecer no dia 1°. Além de ter como atração o show da banda Beradelia dia 04.
O festival teve sua primeira edição em abril de 2007, mobilizando em torno de 50 artistas, com a proposta de ocupação de espaços em ócio. Sendo um festival de música, ele também propõe novos parâmetros de produção utilizando uma programação de cursos livres, oficinas e seminários. Produzido anualmente pelo Coletivo Difusão e vinculado ao Circuito Fora do Eixo, foca em valorizar produções artísticas realizadas no Amazonas e promover intercâmbio entre os agentes culturais de outras regiões do país.
Neste primeiro dia o curso de Produção e Gestão Cultural, com Thais Andrade ministrando, começou com um “super fôlego”, foi feito uma introdução de tudo que envolve uma gestão cultural, como o Plano Nacional de Cultura – PNC, Economia da Cultura, Sustentabilidade, Economia Solidária, Circuito Fora do Eixo e sobre o Empreendedor individual.
A idéia principal é envolver todos esses assuntos, de modo que mostrasse o trabalho de um Gestor Cultural, que sem salário fixo, é necessário encontrar soluções. Mudando o conceito de concorrência para a parceria, fazendo produção por meio de trocas, serviços, uma sistematização feita através da “moeda social”, como exemplo de uma banda tocando em um festival, mas que vai recebendo em troca o conhecimento, visibilidade, e às vezes até outros serviços como gravação em estúdio, entre outros. Trata-se de arriscar-se, e para consolidar um futuro é necessário ser um administrador, utilizando parceiros, pois o que move os gestores e a produção cultural são as trocas de conhecimento e tecnologia.
Programação:

Sobre casafdero

A Casa Fora do Eixo Rondônia, é a junção de agentes que atuam na cultura de Porto Velho e Região Norte, ponto Fora do Eixo.

Publicado em outubro 27, 2011, em Festivais e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: