I ENCONTRO DO CORREDOR TUPI MONDÉ

A Comissão Organizadora por meio da realização da Associação Metareilá do Povo Indígena Surui – Metareilá e Associação Defesa Entoambiental – Kanindé, convidou os gestores da Casa Fora do Eixo Rondônia, para participarem do I Encontro do Corredor Tupi Mondé, com a proposta de criação da Associação do Corredor Tupi Mondé e as estratégias para o plano de ação dos povos Indígenas Paiter, Cinta Larga, Zoró, Gavião e Arara.

Representando a Casa Fora do Eixo Rondônia e Associação Cultura e Arte Organizando o Social – C.A.O.S., o gestor Marcos Nobre Jr. foi ao encontro que ocorre dia 20 e 21 de fevereiro, no auditório da Associação Metareilá em Cacoal/RO, com uma programação de palestras expositivas, debates e proposituras.

O Encontro tem como objetivos, promover a discussão sobre a Gestão Etnoambiental e Cultural do Corredor Tupi Mondé. Uma iniciativa que visa construir entendimentos coletivos sobre a gestão do referido corredor, entre as etnias: Paiter Surui, Zóro, Cinta Larga, Gavião e estendendo participação da etnia Arara – que vive na Terra Indígena Igarapé Lourdes.

A parceria do Fora do Eixo com os pontos de cultura indigena de Rondônia tem muita força, e já firmaram o planejamento do ano, onde serão realizadas oficinas de comunicação comunitária, ministradas pelo Coletivo Cultura e Arte Organizando o Social, continuando um trabalho que traz força e tecnologia no modo de vida indigena.

Ao longo dos anos eles sofreram com doenças, exploração da madeira, desigualdade social. Tudo isso devido a falta de conhecimento, que hoje a partir dessas parcerias, desses encontros vem debatendo formas de melhorar isso, com o desenvolvimento de tecnologias dentro das aldeias, com utilização da internet, meios de comunicação, plataformas que visualizam formas de lutar e impedir esses  acontecimentos.

Programação Completa:

Programação do evento-tupi monde[1]

Sobre casafdero

A Casa Fora do Eixo Rondônia, é a junção de agentes que atuam na cultura de Porto Velho e Região Norte, ponto Fora do Eixo.

Publicado em fevereiro 21, 2012, em Pontos de Cultura Indígena e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: