O Artesanato é 100 no centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré

Foto: Marcos Nobre Jr.

Ontem começou a primeira Semana de Artesanato de Rondônia com o tema “O artesanato é 100 no centenário da Estada de Ferro Madeira Mamoré”. O evento faz parte da agenda de atividades criada pela comissão do centenário no início do ano. Realizado pelo governo do Estado por meio da Secretaria dos Esportes, da Cultura e do Lazer (Secel).

O Evento começou com debates e palestras na Casa de Cultura Ivan Marrocos. E os gestores da Casa Fora do Eixo Rondônia estiveram presentes fazendo a Cobertura Colaborativa e transmissão ao vivo online. Durante a tarde inteira os artesãos acompanharam a cerimônia de abertura com um enorme agradecimento aos parceiros e realizadores do evento  e com a presença do Secretário Francisco Leilson (SECEL) e de vários convidados.

Foto: Marcos Nobre Jr.

Após a cerimônia os artesãos acompanharam as palestras de “Empreendedor Individual” com o facilitador Carlos Eduardo (SEBRAE) tirando as dúvidas de como formalizar o negocio através do artesanato e  “Histórias e Curiosidades de Rondônia”  mostrando a importância do artesanato no desenvolvimento de Rondônia, com o facilitador Anísio Gorayeb (Historiador).

Foto: Marcos Nobre Jr.

A programação só começou, serão quatro dias de feira, com a presença de mais de 80 artesãos da capital e do interior do Estado, que irão expor e comercializar trabalhos em madeira, sementes, cerâmica, cipó, barbante, tecido entre outros, mostrando o que artesanato local tem de melhor.

Foto: Thiago Maziero

Vale destacar que nesta sexta-feira (30) o evento conta com os shows da Banda “Kali e os Calhordas” uma mistura de música popular com uma pegada Rock n’ Roll e da Banda “Beradelia” que envolve vários ritmos e a música popular beradeira – MPBéra.

O produtor cultural Denis Carvalho, que também está à frente da organização, destacou que a população vai encontrar uma excelente estrutura no evento. “Além do artesanato teremos também paredão de escala e rapel, oferecido pela Amazônia Adventure, e no sábado e domingo shows com bandas locais. Sem contar com segurança proporcionada pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros”, afirmou.

Foto: Luana Lopes

A pluralidade é o elemento que mais caracteriza a cultura rondoniense e o artesanato expressa muito bem estes elementos. São tradições, técnicas, metodologias e histórias que inspiram os artesãos de todo o Estado a confeccionar peças que retratam as raízes do povo de Rondônia.

Wéllida Sodré, uma das organizadoras do evento, que recentemente fez o cadastro dos artesãos em todo o Estado, ressaltou que os artesãos de Rondônia apresentam trabalhos de muita qualidade e que as políticas públicas para o artesanato já são uma realidade no Estado. “Este evento servirá para fortalecer ainda mais o segmento trazendo muitas novidades para população”, disse Wélida.

A semana do artesanato acontecerá de 29 de março à 1º de abril, no complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, de 14h às 22h, com o apoio da Sedam, Seduc, Seas, Plano Futuro, Emater, Semdestur, Fundação Iaripuna e Sebrae.

Fonte:DECOM


Sobre casafdero

A Casa Fora do Eixo Rondônia, é a junção de agentes que atuam na cultura de Porto Velho e Região Norte, ponto Fora do Eixo.

Publicado em março 28, 2012, em 2012, Casa Fora do Eixo Rondônia, Cobertura Colaborativa, MPBéra, Rondônia e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: