Movimento Social da Cultura de Rondônia reúne com Ministra em Brasília

O movimento social da cultura de Rondônia participou na quinta-feira (19) da reunião realizada com a Ministra Marta Suplici em Brasília. O encontro foi uma agenda de construção política onde o Ministério dialogou com representantes das diversas áreas da cultura e ouviu sugestões sobre os desafios da cultura. Participaram representando o Estado, através de uma articulação da Casa Fora do Eixo/RO, Edjales Benício, representante da Kanindé/MHF e o secretário estadual de Cultura, Esporte e Lazer, Emanuel Nery.

Para o secretário, o encontro foi uma agenda muito importante que estabeleceu um espaço para o movimento cultural se posicionar. “O diálogo foi no sentido de debater avanços e caminhos a serem tomados no fortalecimento de toda a rede da cultura” destacou Emanuel Nery.  O secretário diz ainda, que as deliberações do encontro foram muito positivas para Rondônia. “Vamos criar um Fórum de Discussão, através da SECEL com os movimentos sociais, visando ampliar o debate das redes e agentes de cultura”, frisa Emanuel.

Dentre os desafios propostos no encontro estão o pleno funcionamento dos Pontos de Cultura em todo o Brasil, a tramitação do Marco Regulatório, que está no Congresso Nacional, e a expansão do programa Cultura Viva. A ministra afirmou que os Pontos de Cultura têm que ser o marco na sua gestão. Outro ponto destacado pela Ministra Marta é a baixa captação de recursos oriundos da lei Rouanet para os Estados da Região Norte. Segundo Emanuel Neri a ministra solicitou empenho do secretário e se comprometeu e contribuir com a superação deste entrave.

Edjales Benício vê o encontro como uma demonstração de força do movimento social da cultura e mostra que Rondônia está integrada a essa grande articulação nacional. Edjales diz ainda, que o secretário Emanuel Neri foi muito receptivo as propostas dos movimentos sociais e garantiu continuar com as ações positivas da gestão do Chicão e avançar nos pontos que não foram possíveis.

Texto: Assessoria CFDE- RO

 

 

 

Sobre casafdero

A Casa Fora do Eixo Rondônia, é a junção de agentes que atuam na cultura de Porto Velho e Região Norte, ponto Fora do Eixo.

Publicado em setembro 22, 2012, em Circuito Fora do Eixo, Parceiros, Partido da Cultura - PCult, Rondônia e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: